domingo, 12 de junho de 2011

Festa das Tosquias 12/06/2011

A Festa das Tosquias voltou a atrair imensa gente, e claro a Barraca Caniçal esteve lá com a Barraca de Carne Regional, Obrigado a todos :)


A Ribeira dos Boieiros, na Camacha, foi ontem palco de mais uma edição da Festa das Tosquias. Já na sua décima quinta edição, a iniciativa de ontem levou muitas pessoas até às serras da Camacha e o bom tempo ajudou à festa, que durou quase todo o dia. Logo pela manhã, o rebanho saiu do ovil, sendo que pelas 9h30 começaram as tosquias das cerca de 300 ovelhas. Este ano, houve um pouco mais de gado do que o ano passado, no entanto, os 35 criadores da Ribeira dos Boieiros não podem ultrapassar este número, porque o espaço de pastoreio é limitado. De acordo com o presidente da Junta de Freguesia da Camacha, Francisco Mota, este espaço será ampliado ainda este mês, já que a área dos Currais da Pedra, que estão cobertos de urze, serão limpos. «Espero que a Associação de Criadores de Gado da Serra do Poiso possa ter apoio para poder manter o rebanho na Ribeira dos Boieiros e para que possamos, enquanto for possível, apoiar e dar animação e destaque a esta festa das tosquias», salientou o responsável.

Francisco Mota revelou ainda que, com os apoios comunitários através do PRODERAM, será possível, ainda este mês lançar um livro sobre o barrete de orelhas e, até final deste ano, lançar um DVD sobre as tosquias, que foi gravado nas edições anteriores, de forma a perpetuar esta tradição.

Durante a festa de ontem, e além das tosquias, houve a actuação da Banda Paroquial de São Lourenço, despiques e ainda a actuação de Paulo Costa e das suas bailarinas. Houve ainda um stand com artesanato de lã de ovelha da autoria de Isabel da Eira e Maria Gonçalves e ainda uma exposição de fotografias da autoria de Duarte Gomes.
A lã que foi ontem tosquiada será para as artesãs presentes na festa e também para os grupos de folclore que ainda usam lã na sua indumentária, no entanto, «há muito excedente de lá» refere Francisco Mota, lamentando que já são poucas as pessoas que se dedicam à lã.

Noticia do Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário